Ir ao topo

Tecnobyte

Logomarca da Tecnobyte
Contato por WhatsApp

WhatsApp

(69) 3421-6756

Contato por Telefone

(69) 3421-6756

(69) 3421-6757

Enviar mensagem

Enviar

mensagem

Contato por Facebook

Facebook

Vídeos

Vídeos

Atendimento de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00 (horário de Brasília).

Banner

Informática

Como assinar digitalmente um arquivo PDF?

Para aplicar assinatura digital a um arquivo PDF são necessários:

  • Certificado digital.
  • Aplicativo assinador digital.

Siga os passos abaixo:

  • Providencie um certificado digital, o que pode ser feito por meio de instituições como Correios, CDL, etc.
  • Instale o certificado digital em seu computador. Geralmente quem fornece o certificado informa como obter e instalar o mesmo.
  • Baixe o assinador acessando disponibilizado pela SEFAZ de São Paulo: http://www10.fazenda.sp.gov.br/CartoriosPublico/AssinadorDigital/setup.exe
  • Execute o instalador baixado para instalar o assinador digital. Um ícone Assinador Digital será criado na área de trabalho do Windows.
  • Abra o assinador digital usando o ícone mencionado acima.
  • Clique no botão Selecionar, localize o arquivo PDF que deseja assinar e clique em Abrir.
  • No quadro Certificados, selecione o certificado que será usado para assinar o documento.
  • Clique no botão Assinar Digitalmente.
  • Será criado um novo arquivo com o mesmo nome do arquivo selecionado, mas com o sufixo .p7s que é o arquivo PDF assinado.

Veja agora como visualizar um arquivo assinado:

  • Ainda no assinador digital, selecione a aba Visualizador.
  • Clique no botão Selecionar, localize e selecione o arquivo assinado e clique em Abrir.
  • Clique em Visualizar para ver o conteúdo do PDF.
  • Clique em Gerar Relatório para ver os dados da assinatura digital.

Veja também:

Como usar assinatura digital grátis, sem necessidade de certificado digital, usando gov.br?

O conteúdo desta página pode ajudar alguém? Compartilhe!